Não sabemos o quanto sabe sobre ácido bórico ou se sabe
para que serve. Para que o presente texto possa lhe servir como uma sucinta introdução ao assunto, forneceremos alguns dados sobre o uso desta substância.

Como este artigo está dividido para você:
Ácido bórico para que serve? O que é e como usar, você sabe?
O ácido bórico é encontrado em produtos como inseticidas e antissépticos, além de possui também propriedades fungicidas (ou seja, mata fungos). Ele também está presente em alguns produtos cosmésticos ou medicamentosos.
A água boricada é um tipo de solução de ácido de boro usada, devido a suas propriedades antissépticas, para tratar de certo problemas na pele e nos olhos.
Riscos e cuidados
Há indivíduos nos quais o ácido bórico provoca alergias que podem irritar os olhos ou prejudicar a respiração.
Para a maior parte da população, no entanto, o uso do boro em pequenas doses, como aquelas presentes na água boricada, não faz mal.
Em grandes quantidades, contudo, o boro, presente no ácido bórico e em sais derivados dele, podem prejudicar o funcionamento do sistema reprodutor de animais machos além de prejudicar o funcionamento do sistema nervoso. A intoxicação por boro pode causar problemas como febre, sonolência e diarreia entre outras.
Não há indícios de que o ácido bórico cause câncer em humanos.
Indústrias que usam o ácido bórico devem tomar cuidado ao eliminar os resíduos de suas atividades para que não sejam contaminados os recursos hídricos nem sejam prejudicados os seres presentes no local.
A grávidas, indivíduos alérgicos ao produto e menores de dois anos de idade bem como animais domésticos, não se recomenda o uso de produtos contendo boro. Pessoas que façam parte de algum desses grupos devem olhar com cuidado a composição dos produtos que usam para evitar problemas com boro.
Devido aos riscos que a substância representa, as autoridades sanitárias ordenaram a retirada dele da composição de alguns produtos.
Como usar o ácido bórico
Como dissemos, a substância ácido bórico é, como água boricada ou em outras formas, usada no tratamento de certas infecções.
Seu uso, nestes casos, é tópico, ou seja, feito no local do problema e não oral. Recomenda-se, contudo, que as pessoas evitem a automedicação.
Conclusão
Como vimos acima, o boro está presente em alguns produtos e têm algumas funções. Além das funções que mencionamos, pode-se citar a de retardante de chamas. Que desempenha alguns produtos.
O uso mais comum para o consumidor final está em certos itens cosmésticos, como certos esmaltes, ou medicamentosos, dentre os quais o mais bem conhecido talvez seja a água boricada, usada no combate a infecções e irritações em áreas como olhos e ouvidos.
Para alguns tipos de pessoas, o uso de produtos contendo boro pode causar reações adversas. Além disso, o uso excessivo de substâncias contendo esse elemento químico, que faz parte da alimentação humana normal, pode causar problemas de saúde. Em caso de dúvidas, recomenda-se a busca de orientação médica.
Esperamos que as informações sobre o ácido bórico e
para que serve presentes neste texto ajudem a fazer uso adequado deste produto para combater infecções sem sofrer os danos que o mau uso da substância pode acarretar.
Links úteis;